Porque um Cientista Social como Copywriter?


 @sanhudo_copywriter

Nasci em 1986 e minha infância se desenrolou na década de 1990. Testemunhei o surgimento e a popularização da internet no Brasil, acompanhando de perto a evolução da tecnologia, da internet e das mídias sociais.

Eu não apenas vi; eu vivi. Como usuário, espectador e até como um produtor amador.

Minha infância foi repleta de disquetes com jogos pixelados, desenhos no Paint, e a espera pela meia-noite para acessar a internet pagando apenas um pulso. Lembram disso? Baixei músicas no Emule, visitei perfis no Orkut, adicionei amigos e escrevi depoimentos. Às vezes, abria o Word apenas para escrever. Era fascinante – não era uma máquina de escrever, não era papel, era uma tela... uma tela em branco.

A tecnologia evoluiu e se transformou em um grande negócio. Orkut, anúncios; Facebook, anúncios; Instagram, anúncios. Em tudo que veio depois, havia anúncios.

Isso me incomodou? Sim, e muito! Minha solução foi me esconder. A ansiedade de ser bombardeado por publicidade de todos os lados, de perceber que entendiam quem eu era e antecipavam meus desejos, de conversar sobre algo com um amigo e logo ver anúncios direcionados surgirem... Isso me fez abandonar as redes sociais. Mantive meus perfis apenas para me informar. Nesse período, fui estudar.

Estudei História e Ciências Sociais, fiz mestrado em Antropologia e me especializei em Marketing e Estratégia Eleitoral. Passei um tempo na pesquisa acadêmica, aprendendo técnicas e métodos científicos, especialmente qualitativos.

Para quem não sabe, Ciências Sociais é uma área ampla das humanidades, abrangendo aspectos sociais do mundo. Os estudos podem focar em Antropologia, Sociologia, Ciência Política, Estudos da Comunicação, Marketing, Administração, Arqueologia, Geografia Humana, História, Ciência da Religião, Contabilidade, Economia, Direito, Psicologia Social, Filosofia Social e Serviço Social.

Alguns podem pensar: "Vocês estudam tudo isso em um único curso?" Obviamente, não. Temos noções básicas de cada área e escolhemos temas específicos para nos aprofundar. No meu caso, escolhi Ciência Política, Antropologia e, mais recentemente, Marketing.

E o que isso tem a ver com copywriting? Você já deve ter ouvido que a maioria dos copywriters não vive apenas de criatividade. Para muitos de nós, a pesquisa prévia é fundamental para criar peças e campanhas baseadas em informações reais, permitindo comunicar da melhor maneira possível para obter resultados.

Então, como seu copywriter faz pesquisas? Google? Tabelas prontas do MetaStudio? Ferramentas de input de dados? Não sei como os outros fazem, mas posso assegurar que bons resultados vêm de uma base de pesquisa sólida. Sem pesquisa, é impossível criar bons textos persuasivos.

E é isso que posso oferecer. Sou um copywriter com uma base teórica e prática robusta, especializado em métodos e técnicas científicas voltadas para aspectos sociais dos indivíduos e grupos. Dedico muito tempo para entender o que estou oferecendo. Pesquiso tradicionalmente através de plataformas recorrentes, considerando quantitativos, público-alvo, desejos e ideais, mas vou além, focando na qualidade da informação. Tento entender ao máximo: o que é? Como é? Para que serve? E por que as pessoas vão querer o que você oferece?

E a criatividade? Vou ser sincero: ela existe, mas não todos os dias, não em todos os trabalhos, não em todas as peças. Muitos dependem de técnicas, gatilhos e templates para vencer o bloqueio criativo. Meu diferencial é a pesquisa. Quando a boa pesquisa se encontra com um dia criativo, os resultados são garantidos.

Se quem escreve para você tem uma compreensão verdadeira da sua realidade, através de uma metodologia comprovada, ele vai escrever a coisa certa e você terá seus resultados.

Relutei muito até entender que somos todos "vendedores", seja do nosso tempo ou de produtos e serviços. (Sobre)vivemos porque vendemos... vendemos tempo!

Copywriting não é apenas sobre vendas e escrita persuasiva. Copywriting é ciência e arte. É sobre entender contextos e pessoas para ajudar na realização de sonhos.

Bora lá? VAMOS REALIZAR NOSSOS SONHOS?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conexão humana: Minha jornada no curso de analista de marketing

O Problema dos Três Corpos: Exopolítica e Astropolítica

Congelamento Russo: Quando Wall Street vira a Sibéria dos investimentos